A caminhada de um discípulo
Em uma caminha por mais curta que seja, existem momentos de descanso até para o mais forte atleta. Quantas vezes na caminhada da vida é preciso parar, respirar fundo para depois seguir, e quantas pessoas passam por momentos tão complicados que surgi a necessidade de fechar os olhos e dormir por algumas horas. As próprias escrituras sagradas não enganam a respeito da jornada de um discípulo, e no livro de Mateus encontra-se uma descrição clara de como será o caminho e a porta que conduzirá a vida.
“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. (Mateus 7:14)”
Isso já torna previsível o fato de que nem sempre um cristão estará correndo vigorosamente, estará sempre de pé e jamais se sentirá fraco na sua jornada. A falta de fôlego, a dor nas pernas, o peso na coluna, a sede, o calor e todos os aspectos influenciadores naturais e não naturais, sempre existirão durante a vida de servo do Senhor, mas o que diferencia esses homens é o tempo em que eles param, descansam na palavra e continuam a caminhar.
É preciso ser cautelosos até na escolha do lugar em que repousar. O Senhor Jesus Cristo já tem tudo preparado para os seus discípulos, até mesmo a hora e a sombra que eles precisarão. Quando as forças acabarem e houver realmente a falta de qualquer possibilidade de continuar andando naquele momento, assim como aconteceu com o profeta Elias, o Senhor alimentará o seu filho e renovará as suas forças.
“E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. (I Reis 19:5-6)”
Agora, pelo fato de se estar passando por um momento complicado e por mais difícil que esteja continuar de pé, não é somente se sentir cansado e parar, é necessário sabedoria até para ouvir de Deus se está na hora de parar ou se mais a frente será o melhor. Porém, somente Jesus Cristo conhece o coração do homem na mais pura verdade para saber das suas capacidades e limitações. Por isso existem momentos que por mais que pareça ser a hora de descansar o Senhor vai além e surpreende o seu discípulo mostrando que ele ainda pode dar alguns passos.
Hoje, para algumas pessoas a solução de seu cansaço é muito simples, é desistir de viver. Com certeza a morte em alguns casos é menos dolorosa do que algumas horas neste mundo com tanto sofrimento. Contudo, quando a vida de um homem está nas mãos do Senhor, até mesmo nos momentos mais difíceis Jesus é tão maravilhoso que aquieta e traz paz ao seu coração. As suas forças e esperanças são renovadas e um passo vai surgindo após o outro.
“E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. (I Reis 19:7-8)”
O Senhor Jesus Cristo é um Deus de amor, de presença e de fidelidade. Por isso, por mais doloroso que esteja continuar andando, por maiores que sejam os obstáculos da caminhada, a solução não é desistir. Aqueles que buscam, esperam e confiam no Senhor permanecem na jornada, se alimentam da palavra, descansam à sombra do Onipotente e continuam seguindo para o alvo.
“Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. (Salmos 37:39)”
Nenhum comentário:
Postar um comentário