sábado, 27 de fevereiro de 2010

Corações inclinados

O Senhor Jesus Cristo é maravilhoso e seu amor, sua bondade e misericórdia nos acompanha durante toda a nossa vida. O Senhor não foi devedor em nada na sua declaração de amor pelos seus seguidores. Ele expressou da forma mais linda e inquestionável o quão preciosa é a vida dos seus filhos. E agora diante dessa atitude magnífica, o amor pelo Senhor que muitas vezes é declarado com palavras, está sendo expresso na sua verdadeira intensidade pelos seus discípulos?

Por toda parte do mundo ouve-se louvores tão profundos, pessoas pulando, dançando, chorando, orando de pé, ajoelhados, totalmente no chão. Glória a Deus por existirem homens que não tem vergonha de manifestar a sua adoração ao Senhor. A única coisa que se precisa avaliar é o estado do coração diante destes acontecimentos.

Uma vida de adoração a Jesus Cristo é completamente diária e em tudo. Ser um discípulo adorador e inclinado a palavra do Senhor é resplandecer a sua luz em todos os lugares por onde passar. Não existe cristão cheio de poder em uma reunião de adoração, e totalmente vazio em uma reunião com os amigos. Existe algo de muito errado se as pessoas que estão em volta de um homem, não tenham um conceito único da vida do mesmo como discípulo.

Está de coração inclinado no Senhor, é está sensível a ouvir a voz de Deus naquilo que realmente Ele quer falar. Um coração no Senhor é disponível a cumprir os mandamentos celestiais, é entregue para que o propósito do Senhor seja realizado. Um discípulo que inclina o seu corpo e o seu coração diante do Pai Celestial morre para si, deixa de reivindicar seus direitos por tudo, mas se humilha diante da voz do Senhor, e deixa com que o Espírito Santo habite e viva dentro dele.

Uma vida de entrega e santidade debaixo da permissão do Pai Celestial é com toda certeza a melhor forma de se viver. É maravilhosa a sensação de está totalmente aberto para o Senhor Jesus, está totalmente revelado diante do Pai. O Rei dos reis, o Senhor Jesus conhece cada criatura sua muito além do que essa possa imaginar. Mas é necessário que os seus discípulos estejam voluntariamente se fazendo verdadeiramente conhecido pelo Senhor.

Se inclinar e ajoelhar durante uma oração ou um louvor é uma forma de adoração, não são todas as pessoas que se colocam nesta situação. O Senhor se agrada quando os seus filhos se humilham e se submetem diante da Sua presença, e se agrada mais ainda quando esses filhos estão o adorando em espírito e em verdade com o seu coração.

“Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça. Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. (Salmos 119:36-37)”

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Confiança no Senhor

Existem pessoas que sempre dizem está vivendo nas mãos de Deus. Muitas dizem confiar nos planos do Senhor, e até mesmo declaram que suas vidas estão entregues para que o Senhor faça o que quiser e no tempo que quiser. Mas, essas declarações tem sido verdadeiras, ou apenas virou moda? O Senhor realmente está dirigindo o carro da vida dessas pessoas?

O compromisso de colocar os planos, os projetos e sonhos nas mãos do Pai Celestial, não é um compromisso que existe meio termo. Jamais alguém poderá ser capaz de comandar a sua caminha por sua vontade juntamente com a vontade do Senhor. Não existem dois volantes, no automóvel da vida. Então, é necessário que haja uma conscientização do peso da decisão de sair de cena e deixar que Jesus conduza a direção.

Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. (Salmos 37:4)

Quando alguém provoca algo acreditando está ajudando ao Senhor, na verdade está desconfiando da capacidade do Deus Altíssimo. Está declarando que não acredita que Jesus Cristo seja capaz realmente, de fazer acontecer até mesmo o impossível sem a ajuda do homem. Se uma pessoa entrega qualquer área da sua vida nas mãos de Deus tem que descansar. Se estiver cansado, preocupado, ansioso ou algo parecido, não está confiando e entregando completamente nas mãos do Senhor o volante dos seus planos.

É tão bom viver seguro de que existe um Deus que está guiando todos os passos. É tão bom poder confiar e entregar completamente a direção na mão daquele que conhece o passado, presente e o futuro. É tão bom descansar sabendo de que o Senhor tem o melhor para a vida de quem o segue, pois nem olhos jamais contemplaram e nem ouvidos jamais ouviram as maravilhas que Jesus preparou e vai preparar para os seus filhos, os que confiam em sua provisão.

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. (1Coríntios 2:9)”

Hoje, naturalmente o homem está influenciado a todo o momento saber o que fazer, a ter o controle de toda a situação, e ter garantias do que está por vir. Realmente não é completamente fácil fechar os olhos e ser guiado pela vontade de outro. Ninguém gosta de esperar, e muito mesmo de aceitar o que não entende. E muitas vezes na caminhada com o Senhor Jesus no comando, é necessário que se aceite as suas instruções mesmo sem entender no momento, mesmo sem ver aonde essa instrução irá chegar. E é justamente nessas horas em que se precisa viver fielmente a palavra confiança.

Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. (Salmos 55:22)

O Senhor Jesus Cristo tem um plano perfeito para a vida de cada um de seus discípulos. É o melhor e mais maravilhoso plano que jamais alguém conseguirá na limitada mente humana imaginar. E se tem alguma área da vida de um homem que o preocupa, que o faz gastar tempo em função de desenvolvê-la, com toda a certeza a preocupação do Senhor é muito maior do que a dele.

Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR. (Salmos 27:14)

O Senhor espera que o entreguemos a direção de nossos caminhos, para que Ele possa nos levar até as maravilhas que preparou para nós.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A caminhada de um discípulo

Em uma caminha por mais curta que seja, existem momentos de descanso até para o mais forte atleta. Quantas vezes na caminhada da vida é preciso parar, respirar fundo para depois seguir, e quantas pessoas passam por momentos tão complicados que surgi a necessidade de fechar os olhos e dormir por algumas horas. As próprias escrituras sagradas não enganam a respeito da jornada de um discípulo, e no livro de Mateus encontra-se uma descrição clara de como será o caminho e a porta que conduzirá a vida.

“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. (Mateus 7:14)”

Isso já torna previsível o fato de que nem sempre um cristão estará correndo vigorosamente, estará sempre de pé e jamais se sentirá fraco na sua jornada. A falta de fôlego, a dor nas pernas, o peso na coluna, a sede, o calor e todos os aspectos influenciadores naturais e não naturais, sempre existirão durante a vida de servo do Senhor, mas o que diferencia esses homens é o tempo em que eles param, descansam na palavra e continuam a caminhar.

É preciso ser cautelosos até na escolha do lugar em que repousar. O Senhor Jesus Cristo já tem tudo preparado para os seus discípulos, até mesmo a hora e a sombra que eles precisarão. Quando as forças acabarem e houver realmente a falta de qualquer possibilidade de continuar andando naquele momento, assim como aconteceu com o profeta Elias, o Senhor alimentará o seu filho e renovará as suas forças.

“E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. (I Reis 19:5-6)”

Agora, pelo fato de se estar passando por um momento complicado e por mais difícil que esteja continuar de pé, não é somente se sentir cansado e parar, é necessário sabedoria até para ouvir de Deus se está na hora de parar ou se mais a frente será o melhor. Porém, somente Jesus Cristo conhece o coração do homem na mais pura verdade para saber das suas capacidades e limitações. Por isso existem momentos que por mais que pareça ser a hora de descansar o Senhor vai além e surpreende o seu discípulo mostrando que ele ainda pode dar alguns passos.

Hoje, para algumas pessoas a solução de seu cansaço é muito simples, é desistir de viver. Com certeza a morte em alguns casos é menos dolorosa do que algumas horas neste mundo com tanto sofrimento. Contudo, quando a vida de um homem está nas mãos do Senhor, até mesmo nos momentos mais difíceis Jesus é tão maravilhoso que aquieta e traz paz ao seu coração. As suas forças e esperanças são renovadas e um passo vai surgindo após o outro.

“E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. (I Reis 19:7-8)”

O Senhor Jesus Cristo é um Deus de amor, de presença e de fidelidade. Por isso, por mais doloroso que esteja continuar andando, por maiores que sejam os obstáculos da caminhada, a solução não é desistir. Aqueles que buscam, esperam e confiam no Senhor permanecem na jornada, se alimentam da palavra, descansam à sombra do Onipotente e continuam seguindo para o alvo.

“Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. (Salmos 37:39)”